A Israel Aerospace Industries (IAI) lançou, durante a feira AUVSI's Unmanned Systems North America, em Washington (EUA), seu mais novo sistema aéreo não tripulado, o Ghost. O veículo é uma pequena e inovadora plataforma flutuante não tripulada.
O Ghost pesa aproximadamente 4Kg e fornece informações em tempo real às forças terrestres que operam em áreas urbanas. Ele é equipado com um sistema automático de pouso e decolagem e pode flutuar por até 30 minutos. O sistema foi projetado com dois motores elétricos rotativos para operar silenciosamente e dar apoio a missões diurnas e noturnas.
A interface homem-máquina única e o conceito operacional são baseados nos princípios dos jogos de computador, o que faz com que a operação do sistema seja extremamente intuitiva, requerendo pouco treinamento. Todo o sistema, que inclui duas plataformas, baterias e uma unidade de comando e controle com comunicadores, pode ser transportado em mochilas por dois soldados. Devido à simplicidade e facilidade de operação, o Ghost é adequado para aplicações paramilitares e de segurança nacional.
“Os conceitos inovadores usados no desenvolvimento do Ghost destacam a meta da IAI em fazer o possível para apoiar as forças terrestres. O Ghost reúne a tecnologia de ponta e o know-how desenvolvidos pela IAI durante anos de experiência com sistemas aéreos não tripulados”, diz Itzhak Nissan, presidente e CEO da IAI.
Sobre a Israel Aerospace Industries:
A IAI é uma das maiores empresas israelenses de tecnologia industrial, com cerca de 16 mil funcionários. Seu faturamento anual é de cerca de US$ 3,3 bilhões e a empresa é reconhecida mundialmente como líder no desenvolvimento de tecnologia de aviação e aeroespacial para os mercados militar e civil.
No Brasil, a IAI opera por meio da EAE, joint venture com o Grupo Synergy que comercializa, entre outros produtos e serviços, os VANTs Heron, adquiridos pela Polícia Federal para o controle de fronteiras. |