A The Dow Chemical Company (NYSE: DOW) comunica que obteve, juntamente com a Mitsui & Co. Ltd., de Tóquio, Japão (NASDAQ: MITSY), todas as aprovações regulatórias governamentais necessárias para a conclusão da formação da joint venture previamente anunciada. Com isso, a Mitsui torna-se parceira com 50% de participação na operação da Dow em Santa Vitória, Minas Gerais, Brasil. O escopo inicial da joint venture inclui a produção de etanol derivado da cana-de-açúcar como matéria-prima e fonte de energia renovável, trazendo novas alternativas para a Dow com base em biomassa, substituindo, assim, os tradicionais recursos fósseis.
A conclusão dessa transação dá continuidade ao anúncio feito pela Dow, em 19 de julho deste ano, sobre os planos de formar a nova joint venture e a assinatura de um Memorando de Entendimento com a Mitsui visando fornecer soluções de produtos inovadores e sustentáveis para os mercados mundiais de produtos médicos, de higiene e de embalagens flexíveis de alta performance. Isso representa a maior aposta de biopolímeros do mundo e é o maior investimento da Dow no Brasil, onde a companhia atua com sucesso há mais de 50 anos.
“A formação da joint venture marca um passo histórico em nosso esforço para trazer a liderança tecnológica mundial e soluções sustentáveis para uma das regiões que mais rapidamente crescem em todo o mundo", disse Andrew N.Liveris, presidente e CEO da Dow. "Este movimento reforça o firme compromisso da Dow de investir no crescimento em setores de grande inovação e de alto valor por meio de parcerias estratégicas".
A engenharia e a produção de equipamentos para uma nova unidade de cana-de-açúcar em etanol foram aceleradas durante o terceiro trimestre de 2011 e estão prosseguindo de acordo com o cronograma, com o início das operações previsto para o segundo trimestre de 2013.
A Dow e a Mitsui possuem um histórico positivo de parcerias, tendo formado também uma joint-venture na Costa do Golfo dos Estados Unidos para a construção de uma unidade de cloro-álcali em escala mundial, visando a vantagem de integração dos negócios da Dow e de seus clientes.
Sobre a Dow
A Dow alia a força da ciência e da tecnologia ao “Elemento Humano” para inovar com paixão o que é essencial ao progresso humano. A Companhia conecta a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade, ajudando a obter soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, geração de energia renovável, conservação de energia e aumento da produção agrícola. O portfólio líder e diversificado da Dow nas áreas de Químicos Especiais, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos oferece uma ampla variedade de soluções e produtos baseados em tecnologia para mais de 160 países e em setores de grande crescimento, como eletrônicos, água, energia, tintas e revestimentos e agricultura. Em 2010, a Dow teve vendas anuais de US$ 53.7 bilhões e empregou aproximadamente 50.000 funcionários em todo o mundo. Os mais de 5.000 produtos da Companhia são produzidos em 188 unidades fabris em 35 países ao redor do mundo. As referências à "Dow" ou à "Companhia" significam a The Dow Chemical Company e suas subsidiárias consolidadas, a não ser que detalhadas expressamente de outra forma. Informações adicionais sobre a Dow podem ser encontradas em www.dowbrasil.com e www.dow.com.
A Dow América Latina tem 4.400 funcionários, 27 fábricas, 15 escritórios, 14 centros de pesquisa e vendas anuais de US$ 6,2 bilhões. A Dow está presente na região há mais de 50 anos.
Sobre a Mitsui
A Mitsui & Co. Ltd. é uma das empresas mais diversificadas do mundo em trading, investimentos e serviços. A empresa tem provido clientes do mundo todo com soluções integradas que combinam funções avançadas de gerenciamento de marketing, financiamento, logística e risco. Como resultado, a Mitsui estabeleceu um forte relacionamento com seus clientes-chave e conquistou um profundo conhecimento dos negócios e das regiões. Com sede em Tokyo, a Mitsui mantém uma rede global com 151 escritórios, 461 subsidiárias e empresas associadas em todo o mundo.
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