A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e líder global na produção de biopolímeros, marcou presença no dia 24/11, no lançamento do Complexo Produtivo para a produção de ácido acrílico, acrilato de butila e polímeros superabsorventes (SAP) em Camaçari (BA). Com investimento na ordem de US$ 30 milhões, a Braskem será o principal parceiro estratégico da BASF ao fornecer propeno e soda para o novo polo.
Com a inauguração do projeto, prevista para 2014, os insumos da Braskem passarão a ser consumidos pelo mercado interno, reduzindo parte do excedente destinado à exportação. Esta mudança vai gerar efeitos positivos para a balança comercial do Brasil pela substituição de importações e benefícios para toda a cadeia produtiva do ácido acrílico em razão da capacidade de produção do projeto e do porte do investimento.
Com valor aproximado de US$ 200 milhões por ano, a matéria-prima fornecida pela Braskem será utilizada na produção de ácido acrílico, utilizado em tintas, indústria têxtil e no setor de mineração, entre outros; bem como o acrilato de butila, insumo para a indústria têxtil e construção civil, além de polímeros superabsorventes, que são usados para produzir fraldas, no tratamento de água e extração de petróleo, entre outras aplicações.
“Esse projeto, que reforça nossa parceria com a Basf, deverá estimular um novo ciclo de desenvolvimento regional no entorno do Polo de Camaçari, devido ao seu alto potencial de atrair outros investimentos produtivos e de gerar agregação de valor dentro do País”, diz Carlos Fadigas, presidente da Braskem.
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 35 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa tem capacidade anual de produção de mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. |