No início de junho, pela quinta vez, engenheiros e cientistas de materiais de todo o mundo reuniram-se novamente para a convenção anual "CFK Vale do Stade" em Stade, na Baixa Saxônia, na Alemanha. No evento, além de simulação e materiais, o foco foi dado às exigências cada vez mais rigorosas em relação aos processos de produção de componentes de design leve.
A ZF ganhou o prêmio “Composite Innovations Award 2011" pelo desenvolvimento de um pedal de freio com conceito inédito de aplicação de engenharia híbrida e o uso combinado de materiais compósitos reforçados e moldagem por injeção de termoplásticos.
Engenheiros da divisão ZF de tecnologia de chassi demonstraram que é possível produzir um pedal de freio em materiais compósitos 50% mais leve que os convencionais, e com as mesmas propriedades técnicas, sem qualquer compromisso em termos de capacidades de carga. Ao mesmo tempo, os projetos ZF com a injeção de termoplásticos eliminam diversas etapas do processo de produção, tornando a fabricação menos onerosa.
As fibras reforçadas de materiais composites, também chamadas de laminados, são contínuas, reforçadas com fibras de termoplástico e se destacam pela elevada resistência mecânica e rigidez. Com sua inovação, o pedal de freio híbrido pesa apenas 355 gramas, aproximadamente 50% menos do que um freio de pedal de aço convencional. Além disso, é totalmente reciclável e a sua produção envolve menos etapas, tornando mais fácil e rápida a sua fabricação.
"Estamos muito satisfeitos que nosso conceito foi escolhido pelo júri por todos os seus atributos, como segurança, design leve, processo de fabricação mais simples, além da preservação dos recursos e do meio ambiente", declarou o Torsten Bremer, chefe da unidade de negócios da borracha e plásticos da divisão ZF Tecnologia de chassis. |