A DuPont Polímeros de Engenharia anunciou uma aliança com a canadense Morph Technologies, a Integran Technologies e a norte-americana PowerMetal Technologies para desenvolver e comercializar uma tecnologia híbrida de polímero e metal nanocristalino. O híbrido pode ser usado para manufaturar componentes extremamente leves com a resistência e rigidez do metal combinadas com a flexibilidade de design e o baixo peso dos termoplásticos de alto desempenho.
"A DuPont Polímeros de Engenharia é uma líder consistente no fornecimento de soluções que substituem o metal. Agora estamos provocando uma reviravolta na tecnologia tradicional de híbridos plástico/metal com uma tecnologia inovadora de metal sobre plástico que oferece não apenas uma grande transformação em termos de desempenho, como também um novo paradigma para os designers de produtos", afirma Keith Smith, vice-presidente e gerente geral da DuPont Polímeros de Engenharia.
A nova solução - o híbrido MetaFuseT de nanometal e polímero - emprega um processo proprietário que aplica precisamente um nanometal de altíssima resistência a componentes produzidos com os polímeros de Engenharia da DuPont para criar novos e leves componentes com diversas formas complexas, a rigidez do magnésio ou alumínio e resistência ainda maior.
A tecnologia patenteada usada nos híbridos MetaFuseT de nanometal e polímero produz metais com granulação mil vezes menor do que a dos metais convencionais, de acordo com Gino Palumbo, presidente e CTO da Integran Technologies. "O níquel ou níquel-ferro nanocristalino são metais de alto desempenho, duas ou três vezes mais resistente do que o aço comum, e também são significativamente mais duros e com melhores resultados de desgaste e fricção", afirma Palumbo. Essa tecnologia cria diretamente um revestimento de metal com uma estrutura de granulação nanocristalina. Não são criadas nanopartículas em nenhum estágio do processo de manufatura.
"Os híbridos MetaFuseT de nanometal e polímero estimulam os designers de produtos e componentes com uma verdadeira liberdade e menos limites de criação", afirma Clive Robertson, gerente de desenvolvimento de negócios da DuPont Polímeros de Engenharia.
"O metal oferece resistência e alta rigidez, mas tem capacidade limitada para permitir a integração e a criação econômica de formas complexas. Por outro lado, o termoplástico fornece enorme liberdade para criar formas e integrar funções, mas sofre de algumas limitações para combinar resistência e rigidez. Com essa nova tecnologia, os designers têm o melhor dos dois mundos."
Os primeiros desenvolvimentos vão se concentrar em determinadas aplicações nas indústrias automotivas, de eletrônicos, de consumo e materiais esportivos que vão oferecer os maiores benefícios que a tecnologia pode oferecer. Segundo o acordo, a DuPont Polímeros de Engenharia, com centros globais de P&D e suporte ao cliente, vai conduzir o desenvolvimento das aplicações para clientes mundiais e levar essa inovadora tecnologia ao mercado.
"O foco da DuPont Polímeros de Engenharia é o desenvolvimento de aplicações baseado em tecnologia e materiais de alto desempenho que ajudem os clientes a produzir componentes e sistemas de alta qualidade e valor atraente", afirma Robertson. "O MetaFuseT é a extensão natural do nosso mais recente portfólio de soluções avançadas para substituição de metais, que hoje inclui um conjunto de termoplásticos fortes, rígidos e resistentes a impactos e tem previsão de crescer ainda mais em um futuro próximo."
Essa nova solução é parte do portfólio de produtos avançados de Polímeros de Engenharia para substituição de metais, que também inclui as Soluções Superestruturais Monolítica, um conjunto de termoplásticos reforçados por vidro, carbono e fibras longas.
A DuPont Polímeros de Engenharia manufatura e comercializa o nylon Zytel®, o Zytel® HTN PPA, o Crastin® PBT, o Rynite® PET, o acetal Delrin®, o Hytrel® TPC-ET, o vulcanizado de termoplástico para engenharia DuPontT ETPV, o nylon reforçado por minérios Minlon®, o Thermx® PCT, os filamentos Tynex®, as peças Vespel®, o Zenite® LCP, para as indústrias globais nos segmentos aeroespacial, automotivo, de consumo, elétrico, eletrônico, industrial, esportivo, entre outros.
A Morph Technologies é uma empresa privada que comercializa sua tecnologia proprietária de nanomateriais para aplicações automotivas. A Integran Technologies é líder global no desenvolvimento de nanomateriais, com operações em Pittsburgh e Toronto. A PowerMetal Technologies, com sede na Califórnia, é líder no fornecimento de componentes de nanotecnologia para os mercados de produtos esportivos e de consumo. A PowerMetal já comercializa produtos com híbridos de nanometal e polímeros thermoset que aplicam o mesmo conceito usando pela aliança que está lançando o polímero termoplástico.
(Mecanica Online)
|