A E2solar, empresa de equipamentos e sistemas termossolares, forneceu um sistema de aquecimento de água para vestiários em um dos canteiros de obras da TECNISA. Os resultados estão sendo apurados e apenas em um mês de funcionamento, o sistema gerou uma economia aproximada de mil reais, equivalente a cerca de 3.000 kWh. O primeiro canteiro de obra da TECNISA a receber o sistema está em funcionamento na cidade de Santos, desde o mês de março.
Para o diretor-presidente da E2solar, Aldo Batista, “ter a TECNISA como nosso cliente, faz com que acreditemos que estamos no caminho certo, seguindo nosso objetivo que é dar total suporte para o cliente, em busca de atender suas expectativas em termos de eficiência do sistema e com melhor preço competitivo. Isto é pôr em prática nossa missão, que é desenvolver um trabalho sério e responsável”.
De acordo com o gerente de Desenvolvimento Tecnológico da TECNISA, engenheiro Maurício Bernardes, “o objetivo da TECNISA é fornecer conforto a seus colaboradores, implantar, incentivar práticas sustentáveis e obter economia financeira através da diminuição do consumo de energia elétrica, e a E2solar é um dos nossos parceiros neste projeto.”
Para o desenvolvimento do sistema, foram observados alguns pontos relevantes como o aumento da demanda do uso de água quente em curto espaço de tempo, devido à contratação de funcionários nas várias fases da obra e o uso racional de recursos.
Segundo o Departamento de Desenvolvimento Tecnológico da TECNISA, com auxílio da E2solar, a empresa aplicou e vem aprimorando o sistema de aquecimento solar para banhos em canteiros de obra. No primeiro monitoramento realizado, notou-se a preferência dos funcionários por banhos nos chuveiros aquecidos pelo sistema em comparação com os chuveiros elétricos convencionais. A temperatura utilizada varia de acordo com o clima, quantidade de banhos e com a eficiência do sistema |