Empresa química líder mundial, a BASF provê soluções inovadoras e de alta tecnologia também para o segmento de energia eólica. Dentre os produtos fornecidos a esse mercado, destacam-se as tintas de alta tecnologia para proteção e conservação de pás para usinas eólicas, além de um leque de serviços agregados à pintura.
Na BASF, as tintas destinadas ao acabamento dessas pás são produzidas considerando as condições ambientais as quais elas são submetidas em tempo integral, a "vida útil" que devem apresentar e, ainda, as condições de segurança adequadas do equipamento.
Instaladas em geral a 90 metros de distância do solo e com comprimento de 45 metros, as pás utilizadas para obtenção de energia eólica são expostas diariamente à ação da chuva, dos raios ultravioleta e, principalmente, dos ventos, o que eleva o risco de erosão. A fim de diminuir a ocorrência desses riscos, a equipe do negócio de tintas industriais da BASF apresentou ao mercado, recentemente, uma tinta resistente ao fenômeno erosivo, desenvolvida com um teor de sólidos maior em
relação aos revestimentos convencionais, o que reduz a emissão de solventes e confere de 2 a 5 vezes mais proteção para as pás.
A produção das tintas que são aplicadas na superfície desses equipamentos também deve ser específica: os revestimentos são desenvolvidos de modo a evitar o reflexo da luz solar nas áreas ao redor do parque eólico, evitando que a segurança dessa região, para a aviação, por exemplo, seja comprometida.
Outra inovação desenvolvida pela BASF no sistema de revestimento das pás é a aplicação de um produto durante a fabricação da lâmina, denominado gelcoat. Trata-se de uma tinta transparente que favorece a aderência das camadas de resina que compõem a pá. Além de combinar resistência mecânica e química, o
gelcoat é uma substância que não causa impacto ao meio ambiente. Assim, a contribuição para a produção de uma energia limpa se dá também pelo desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.
Mercado em crescimento
Atualmente, a geração de energia eólica é a fonte renovável que mais cresce no mundo. Segundo especialistas, o total de energia produzida por usinas eólicas triplicará até o ano de 2014. Neste cenário, o continente americano está entre as regiões com os maiores índices de investimentos registrados, sendo os Estados Unidos, Canadá e Brasil os responsáveis por um quarto de toda a energia dessa natureza produzida no mundo. Além disso, em contrapartida à recente crise econômica mundial, a produção e o fornecimento de tintas exclusivas para turbinas eólicas dobraram nos últimos cinco anos.
“A participação da BASF neste mercado teve início há alguns anos, com a aquisição da empresa alemã Degussa Construction Chemicals, e a incorporação da marca Relius, pioneira no desenvolvimento de revestimentos para pás de turbinas eólicas. Desde então, temos aumentado gradualmente nossa participação nesse segmento mundialmente”, afirma Letícia Mendonça, gerente de marketing e vendas de tintas industriais da BASF para a América do Sul.
Hoje, a assistência técnica da empresa está acessível a todos os seus clientes. Graças às unidades localizadas em diversas regiões do mundo, a BASF assegura que as demandas dos clientes são atendidas de forma rápida e eficaz. |