O primeiro protótipo de vagão para trem construído por uma empresa paraense, em parceira com o conhecimento e tecnologia chinesa, está liberado para o desembarque no Porto de Belém. O sistema usado para o transporte em ferrovias foi viabilizado através da Oyamota do Brasil, empresa paraense com sede em Castanhal, e o grupo Chinês líder mundial na tecnologia de produção de vagões, Qiqihar Railway Rolling Stock Co. LTD. Com o início do projeto, a Oyamota se torna uma das únicas três empresas do país com tecnologia para atender as demandas do setor ferroviário.
O empreendimento marca o início de um processo inédito de transferência de tecnologia para a produção de vagões aqui no Pará. Os vagões serão destinados ao transporte de ferro nos 892 quilômetros da Ferrovia de Carajás, que interligará desde o município de Parauapebas até a cidade de São Luiz, capital do Maranhão.
Desde agosto deste ano, sete engenheiros e técnicos da Qiqihar estão no município de Castanhal em processo de treinamento de 30 técnicos da Oyamota, para iniciar a montagem dos vagões. “A chegada do protótipo que começamos a construção na China e o repasse de tecnologia de produção de vagões, por uma das empresas mais conceituadas do mundo neste seguimento, é um marco na evolução das empresas paraenses. Isto prova que o Pará tem capacidade de produzir tecnologia e destruir o paradigma de exportador de matéria prima.” Explica Ivo Petta, gerente industrial da Oyamota.
O diretor da Oyamota, Roberto Kataoka, explica que o projeto é resultado de dois anos de negociação e investimentos. “Em 2010, os Chineses fizeram uma visita técnica e conhecerem os equipamentos e instalações de nossa fábrica em Castanhal e a partir daí o contrato de transferência de tecnologia foi assinado.” Explica Roberto. Em março deste ano, técnicos da Oyamota estiveram durante 30 dias na China para iniciar o processo de fabricação dos protótipos que acabam de chegar em Belém.
A próxima etapa será à montagem de um destes vagões usando mão de obra paraense. “A dupla de vagões foi toda fabricada pela equipe da Oyamota juntamente com a equipe da Qiqihar, o que produzimos na China já veio montado de lá pois foi submetido a testes dos laboratórios da empresa, uma exigência dos compradores, já o outro será montado na fábrica, em Castanhal” explica Ivo. “Depois disso os vagões devem ser colocados nos trilhos da estrada de ferro de Carajás, para serem submetidos a testes”.
O protótipo será encaminhado para a sede do grupo Oyamota, em Castanhal, para dar continuidade ao treinamento dos colaboradores da empresa para a produção do vagão.
Após o processo de aprovação, a Oyamota será a primeira empresa paraense e uma das únicas do Brasil, apta a fornecer os vagões com alto grau de tecnologia a empresas como a Vale, que possui grande demanda para a compra de vagões para o transporte de minério de ferro na estrada de ferro Carajás.
Fonte: DiárioOnline
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