No próximo dia 30, em Santiago (Chile), acontecerá a cerimônia de fundação da Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO). Além de aumentar a representatividade do mercado de compósitos – um tipo de plástico de alta performance – a ALMACO será responsável por planejar atividades que fomentem o crescimento da demanda.
“Entre as principais ações da nova entidade, destaque à formação de uma agenda de cursos e eventos para promover os compósitos em toda a América Latina. Também pretendemos mapear plenamente o setor, o que vai abrir diversas oportunidades de negócios. E, em relação ao resto do mundo, contaremos com uma associação muito mais forte para brigar pelos nossos interesses”, afirma Gilmar Lima, executivo brasileiro que assumirá a presidência da ALMACO – ocupa o mesmo cargo na Associação Brasileira de Materiais Compósitos (ABMACO).
A ABMACO, a propósito, foi apontada por todos os envolvidos como a escolha natural para liderar o processo de constituição da ALMACO, cuja sede será em São Paulo. Fundada em 1981, a associação brasileira reúne cerca de 300 empresas, mantém o Centro Tecnológico de Compósitos (CETECOM), o maior do gênero na América Latina, e representa o principal mercado de compósitos da região: faturou R$ 2,584 bilhões em 2010.
“A ALMACO terá missão e diretrizes centrais, mas cada associação local manterá a autonomia para lidar com as questões relativas ao seu país”, observa Lima.
Seminário Internacional ALMACO
Como pano de fundo da criação da entidade, acontecerá o Seminário Internacional ALMACO. Reunidos em Santiago, especialistas brasileiros e chilenos mostrarão os mais recentes desenvolvimentos em matérias-primas e processos de transformação dos compósitos. Ainda serão realizadas apresentações de representantes da Corporación de Fomento de la Producción (CORFO) e da Sociedad de Fomento Fabril de Chile (SOFOFA).
Depois de encerradas as palestras, a ALMACO lançará oficialmente o livro “Compósitos – Materiales, Procesos, Dempeño y Aplicaciones”, versão em espanhol do “Compósitos 1”, publicação editada pela ABMACO em 2008.
Para mais informações, acesse www.abmaco.org.br
|