A Liderroll Soluções Permanentes de Engenharia, fabricante de equipamentos para o setor de petróleo, venceu ontem o Global Pipeline 2011, prêmio mundial que escolhe a tecnologia mais inovadora para o segmento de dutos no mundo. É a primeira vez que uma empresa brasileira recebe este prêmio internacional de inovação tecnológica, concedido pela American Society of Mechanical Engineers (ASME), certificadora de qualidade do Canadá. Paulo Fernandes, presidente da Liderroll, recebeu o prêmio e atribuiu a vitória “a mais uma conquista da engenharia de dutos do Brasil”.
A tecnologia dos Roletes Motrizes Geração II foi a que deu a vitória à Liderroll, uma empresa 100% nacional, que faturou 165 milhões de reais em 2010. A companhia disputou com outras da Arábia Saudita, dos Estados Unidos e do Canadá. A inovação tecnológica brasileira, que foi premiada, consiste em “despachar” gasodutos para dentro de túneis por meio de roletes motrizes acoplados à parede do túnel. Os roletes se movem de forma sincronizada sob o duto, por meio de um sistema elétrico de impulso que faz a tubulação deslizar sozinha (sem auxílio humano) para dentro do túnel.
A nova técnica da Liderroll, que na Geração I dos roletes móveis só produzia rolos para suportar os dutos, foi testada no gasoduto do Gastau, que vai transportar o gás do campo de Mexilhão, da Petrobras, na bacia de Campos, até São Paulo. A premiação foi anunciada durante o almoço no Rio Pipeline, que está sendo realizado no Rio. Com o prêmio, a Liderroll recebe também um certificado de qualidade internacional dado pela ASME, que funciona como um selo de qualidade para venda do produto a nível global.
(Vera Saavedra Durão | Valor)
|