Dois protótipos de aviões construídos por estudantes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) vão disputar de 20 a 23 de outubro a 13ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que acontecerá no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo. As aeronaves rádiocontroladas, projetadas e construídas pelos próprios estudantes dentro dos laboratórios da FEI, vão disputar a competição na categoria Regular.
As aeronaves das equipes FEI Regular e FEI Regular Júnior, projetadas e construídas por 13 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica, são monoplanos com perfis de asa com alta sustentação, que têm como principal inovação o uso de hélice monopá, em fibra de carbono e desenvolvida pela própria equipe.
Os estudantes apostam também no uso de novos materiais, como nylon 66 e fibra de carbono na fuselagem, e madeira balsa melhor selecionada na asa e empenagens para deixar a aeronave 10% mais leve do que ano passado. Os monomotores possuem cilindradas padronizadas pela competição: 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3) e deverá decolar em distância máxima delimitada de até 50m.
O protótipo da equipe FEI Regular pesa 2,7 kg e tem capacidade para transportar até 14 kg de carga útil. A velocidade de decolagem chega a 40 km/h e a velocidade cruzeiro pode atingir 60 km/h. “A cada ano nossa equipe tem mostrado evolução e este ano a expectativa é ficar entre as cinco primeiras colocadas”, conta o capitão da equipe FEI Regular, Renê Fontes Mielgo, 20 anos, aluno do 8º semestre do curso de Engenharia Mecânica. Em 2010, a equipe alcançou a 9ª posição.
Já a aeronave da equipe FEI Regular Júnior pesa 3 kg e possui estrutura em tubos de carbono, que proporcionam mais leveza e resistência. Esta é a primeira vez que a equipe FEI Regular Júnior disputam a SAE BRASIL AeroDesign. “Estamos estreando, mas temos uma base excelente, que é a equipe de veteranos, por isso esperamos ficar entre as 15 primeiras colocadas”, destaca o capitão da equipe Victor Zoni, aluno do 4º semestre do curso de Engenharia Mecânica.
Competição – Nesta edição, a competição reunirá 97 equipes, que representam cerca de 1,4 mil participantes. No total, são 67 instituições de ensino do Brasil, Venezuela e México. As aeronaves serão submetidas a avaliações teóricas e práticas, realizadas por engenheiros da indústria aeronáutica. A competição reúne equipes nas classes Regular, Aberta e Micro. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Aberta e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores pontuações, ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2012.
Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas. |