PETROM apresentou sua cartela de produtos na ABRAFATI

A Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes - além de ser a maior produtora de
Anidrido Ftálico da América Latina  é uma empresa que constantemente investe na pesquisa e desenvolvimento de produtos ecologicamente sustentáveis.

Desde 1998 a Petrom ocupa a posição de maior fabricante de Anidrido Ftálico da América Latina, com 82 mil toneladas. Lembrando que ele é usado principalmente na produção de plastificantes, resinas de poliéster insaturado e resinas alquídicas. A Petrom utiliza como matérias-primas básicas o Ortoxileno (produto petroquímico básico) e o ar atmosférico. O produto é obtido através de catalisadores em leito fixo.

Através da condensação do Anidrido Ftálico com poliálcoois e com ácidos graxos superiores saturados ou insaturados (soja, rícino, coco, etc.) a Petrom é responsável também pela fabricação de Resinas Alquídicas –  empregadas na indústria de tintas na preparação de esmaltes sintéticos e vernizes.  Estas resinas são solúveis em solventes comuns e dão filmes resistentes e flexíveis.

Também para o setor de tintas, a Petrom fabrica o Ácido Fumárico Técnico, utilizado em dois tipos de reação: esterificação – para manufatura de poliésteres, resinas alquídicas e plastificantes; e adição – para manufatura de intermediários para copolimerização e síntese orgânica. As propriedades superiores são obtidas quando 3-5% de Anidrido Ftálico são substituídos por Ácido Fumárico.

Tintas e vernizes preparados com resinas à base de Ácido Fumárico apresentam maior resistência à água e a produtos alcalinos, superfícies com poder de secagem mais rápida e melhor retenção de cor. Melhores propriedades também são obtidas quando o Ácido Fumárico substitui o Anidrido Maleico em formulações de resinas alquídicas.


--
ana beatriz chacur
assessora de comunicação
biachacur@beefast.com.br
MSN - anabia25@hotmail.com

(11) 2506-7420 / 9398-4231 / 8013-1975
av. angélica, 1071 - cj.32 – higienópolis – são paulo/sp – 01227-100
visite: www.beefast.com.br

Confira mais notícias