A WEG acaba de comunicar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que firmou um acordo de transferência de tecnologia com a espanhola M Torres Olvega Industrial (MTOI) para produzir aerogeradores no país. O acordo prevê uma joint venture, com participação igualitária das duas empresas.
Em uma fase inicial, a fabricação será feita no parque fabril da WEG em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. O projeto prevê, entretanto, a implantação de uma fábrica somente para a produção de aerogeradores. A empresa prevê ainda a contratação de 250 novos funcionários para a fabricação desses equipamentos.
A MTOI é pouco conhecida no país e atua principalmente na Espanha desde 1999. A empresa desenvolveu uma tecnologia em que permite que o gerador elétrico seja acoplando diretamente ao eixo da turbina eólica, o que proporcionaria maior produtividade ao aerogerador.
A decisão de investimento pela WEG está sendo feita na esteira dos leilões de energia eólica que estão sendo realizados desde 2009 pelo governo federal. A expectativa da WEG é de que a cada ano pelo menos 1.000 MW de energia eólica seja integrado à matriz energética brasileira.