Os avanços em novos materiais e o desenvolvimento de equipamentos que possibilitem a manipulação em escala nanométrica, e seus resultados na melhoria de projetos serão assuntos do Simpósio de Novos Materiais e Nanotecnologia, promovido pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, dia 6 de junho, no Centro de Convenções Milenium (rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana), em São Paulo.
Sob o tema ?Segredos na Escolha de Materiais no Desenvolvimento de Novos Projetos?, o simpósio reunirá especialistas ligados a universidades, à área de Engenharia de Materiais de montadoras e de autopeças, além da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O encontro trará ainda debate com representantes da área de compras das principais montadoras brasileiras.
Alberto Rejman, diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL, destaca que o Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia tratará de avanços ligados à reengenharia de materiais conhecidos. ?Esses avanços estão relacionados ao desenvolvimento de equipamentos hoje disponíveis aos pesquisadores, como microscópios muito poderosos para a manipulação da matéria em escala nanométrica. Isso possibilita o estudo da estrutura interna dos materiais e sua reengenharia em função da aplicação desejada?, explica.
Segundo o engenheiro, a nanotecnologia tem proporcionado o surgimento de novos materiais para diversas aplicações, muitos com uso imediato na indústria da mobilidade. ?Estamos sempre atrás da otimização de projetos, de materiais mais sofisticados com custos acessíveis e sem impacto ao meio ambiente?, afirma.
Para Ricardo Takeo Kuwabara, diretor geral do simpósio, trazer os últimos estudos e possibilidades da nanotecnologia em materiais de diversas áreas da produção automobilística não é o único diferencial do simpósio deste ano. ?Mostraremos a realidade da pesquisa e da engenharia na área, e, com a participação pela primeira vez de profissionais de compras, conseguiremos também discutir questões da viabilidade econômica dos projetos?, afirma.
PAINÉIS - O primeiro painel - Pesquisa de Materiais e Aplicação na Indústria Automobilística - destacará o ensino acadêmico e os resultados de pesquisas da engenharia de materiais em universidades e institutos brasileiros.
Em seguida, o painel Nanotecnologia e Materiais Metálicos trará os avanços na utilização de aços de última geração na indústria automobilística, experiências em projetos inovadores para veículos mais leves e ecológicos e os desafios e oportunidades para o uso do alumínio em partes da carroceria.
No terceiro painel, Nanotecnologia em Materiais Químicos e Plásticos, serão discutidas as novas tecnologias em plásticos e suas aplicações na indústria automobilística para carros mais leves, econômicos e com design mais arrojado. Plásticos de fontes renováveis para aplicação em revestimentos internos de veículos são destaques entre os temas, além de nanoselantes e nanoadesivos ecológicos.
Em Novos Materiais e Nanotecnologia: A Visão das Autopeças, especialistas da indústria abordarão a evolução de novos materiais nos motores diesel, em pneus, em acústica e aplicações especiais em polímeros. Potenciais das Novas Matérias-Primas: A Visão de Compras é o tema de outro painel com executivos de compras dos principais fabricantes brasileiros de veículos. Materiais e Nanotecnologia: A Visão das Montadoras será último painel, no qual especialistas trarão experiências de aplicações de materiais ?verdes? em produtos de suas empresas.
Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, destaca a importância dos simpósios da instituição. ?Eles reúnem profissionais que são referência na área da mobilidade e trazem o que de mais importante acontece nas áreas tecnológicas e de gestão, cobrindo inovações, avanços e tendências. Acrescentam muito valor à experiência dos participantes, afirma.
Confira abaixo a programação:
7h50 ? Abertura Seção São Paulo SAE BRASIL
8h ? Painel ? PESQUISA DE MATERIAIS E APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA ? Daniel Zanetti de Florio, coordenador pós-graduação Nanociências e Materiais Avançados UFABC; Fernando Galembeck, professor Unicamp; Guilherme Wolf Lebrão, professor de Materiais Instituto Mauá de Tecnologia; José Zeno Fontana, analista de projetos FINEP. Coordenação: Flavio Campos, diretor de Engenharia Delphi.
10h30 ? Painel - NANOTECNOLOGIA EM MATERIAIS METÁLICOS - Ed Juarez, gerente de Produtos e Soluções Usiminas; Jesse Paegle, Technical Business Development & Marketing - New Platforms Arcelor Mittal; Luciano Pedrote, gerente de Inteligência Competitiva e Tecnológica Embraer; Ayrton Filleti, diretor técnico da ABAL. Coordenação: José Luiz Albertin, diretor de Conhecimento SAE BRASIL.
11h40 ? Painel ? NANOTECNOLOGIA EM MATERIAIS QUÍMICOS E PLÁSTICOS - Wang Chen, Adespec; Anderson Maróstica, especialista em Aplicação da Lanxess; Leonora Novaes, Braskem; Gilberto Janolio, Electrocell; Ivani Pizzitola, Engenharia de Produto Volkswagen; Mariana Machado, Engenharia de Materiais Basell Poliolefinas. Coordenação: Adilson Muniz, Magna Closures Brazil
14h ? Painel - NOVOS MATERIAIS E NANOTECNOLOGIA: A VISÃO DAS AUTOPEÇAS - Dr. Celso Argachoy, engenheiro chefe MWM International; Hartmut Kiessig, head R&D South America Rieter Automotive Brasil; Marcio Tiraboschi, Plascar; Naohiro Sasaka, Bridgestone Corporation; Roberto Falkestein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Pirelli. Coordenação: Ricardo Takeo Kuwabara, SAE BRASIL Seção SP.
15h20 ? Painel de debates? POTENCIAIS DAS NOVAS MATÉRIAS-PRIMAS: A VISÃO DE COMPRAS - Cláudio Bello, diretor de Compras General Motors, Diego Merens, gerente de Compras Volkswagen, João Pimentel, diretor de Compras da Ford, e Roger Dias, TOP Sider de PWT e head para Elétricos, FGP. Coordenação: Guilherme Sortino, diretor CGS/Hella.
16h25 ? Painel - MATERIAIS E NANOTECNOLOGIA: A VISÃO DAS MONTADORAS ? Ayta Patriota, auditora Meio Ambiente e Qualidade PSA Citröen; Edison Serbino, consultor da Volkswagen; José Guilherme da Silva, responsável pelo CTCM-Centro de Tecnologia e Ciência dos Materiais Fiat Automóveis; Marco Colósio, coordenador P&D General Motors; Mauro Paraíso, Mercedes-Benz; Sérgio Velez, P&D Novos Materiais Renault. Coordenação: Paulo Braga, editor Automotive Business.
18h ? Conclusão ? Alberto Rejman, diretor da SAE BRASIL Seção São Paulo.
|