Mário Curcio, AB
O Suzuki Jimny já começa a receber modificações para o mercado nacional. Nesta quarta-feira, 22, Automotive Business conversou com Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, empresa especializada em plásticos de engenharia: “Estamos desenvolvendo uma nova forração de teto para o carro. Ela deve representar uma redução de peso de três quilos na comparação a atual”, diz Lima. “O componente será feito de Superlite, um polipropileno com fibras longas já utilizado em aviões. Além da redução de peso, ele traz ganhos em estabilidade térmica (resistência à deformação), conforto térmico, redução de ruído e é 100% reciclável, afirma.
Segundo Lima, a MVC ganhará em 2012 uma nova unidade próxima à Suzuki, que deve iniciar a montagem do jipinho Jimny no ano que vem em Itumbiara, no Estado de Goiás. Ainda não se sabe a extensão das mudanças do pequeno utilitário esportivo 4x4 a ser nacionalizado, mas é provável que ele receba retoques em sua carroceria para atender melhor o gosto do consumidor brasileiro.
O motor do Jimny também pode ganhar mudanças, pois consome somente gasolina, tem 1.300 cc e produz apenas 83 cv de potência e 11,2 m.kgf de torque. O aumento de cilindrada e o uso da tecnologia flex seriam bem-vindos. Vale lembrar que o Mitsubishi Pajero iO dos anos 90 seguiu um roteiro parecido até virar Pajero TR4 em 2002 e começar a sair da fábrica de Catalão, também em Goiás. Naquela época, recebeu novo visual externo e seu motor passou de 1.8 para 2.0. |