Ação inédita no Brasil é fruto da parceria entre a MVC e o Cescage, instituição de ensino de Ponta Grossa (PR)
Fruto da parceria firmada com a MVC, empresa líder brasileira em tecnologia em plásticos de engenharia, o Cescage – Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, de Ponta Grossa (PR), passa a oferecer, a partir deste mês, a disciplina “Sistema Construtivo Modular em Compósitos” para os cursos de Arquitetura, Engenharia Civil e Elétrica, e Tecnólogo em Edificações. Esta é a primeira vez que uma faculdade brasileira inclui a disciplina em eus cursos de Ensino Superior.
De acordo com a Dra. Júlia Streski, presidente do Conselho de Administração do Cescage, o objetivo é oferecer aos seus alunos e a profissionais de arquitetura e engenharia um curso com a formação no que existe de mais avançado atualmente no mundo em termos de sistemas construtivos. “Até agora, os profissionais formados ou em formação chegavam ao mercado de trabalho limitados ao conhecimento das técnicas convencionais, mas desatualizados em relação às tecnologias mais modernas de construção e que serão cada vez mais aplicadas em todo o mundo”, explica a Dra. Júlia.
“Com a nova disciplina, Sistema Construtivo Modular em Compósitos, estamos preenchendo uma lacuna hoje existente na formação de arquitetos e engenheiros brasileiros. É com ações e parcerias como esta que construímos a imagem de instituição inovadora e de vanguarda que o Cescage possui”, conclui a Dra. Júlia
Streski.
Para o diretor-geral da MVC, Gilmar Lima, a parceria com o Cescage nasceu da preocupação e do foco da empresa com a qualificação e formação dos profissionais brasileiros. “Há alguns anos, a MVC investe no ensino e na formação por intermédio de parcerias com universidades, da criação, no ano passado, do primeiro Centro de Design e Produto, em São José dos Pinhais, e até da publicação de livros técnicos sobre compósitos e sistemas construtivos. Só assim criaremos uma cultura forte e manteremos a nossa posição de liderança mundial no desenvolvimento de novas tecnologias, processos e produtos em plásticos de engenharia”, salienta o executivo.
A nova disciplina terá duração de um semestre, com 60 horas de aulas teóricas e práticas, e também será oferecida como extensão para engenheiros e arquitetos já formados e que busquem especialização na área. Em função de pré-requisitos de matérias, será aplicada a partir do quinto semestre. O corpo docente do Cescage está em fase final de treinamento e formação na MVC para ministrar as aulas da nova disciplina.
A iniciativa do Cescage e da MVC recebeu total apoio da ABMACO (Associação Brasileira de Materiais Compósitos). A entidade dará suporte ao projeto pioneiro por intermédio dos seus especialistas em compósitos e literatura atualizada sobre os materiais utilizados. |