A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente à Artecola e à Marcopolo, irá inaugurar, em
agosto, uma unidade produtiva em Caxias do Sul, RS. A planta faz parte do programa da empresa para ter operações mais próximas aos seus clientes e visa atender à expectativa de crescimento, da ordem de 300%, nos próximos 12 meses, da produção de componentes de plástico de engenharia.
“A grande vantagem da nova unidade será a velocidade de resposta e a redução expressiva dos custos de logística. A planta, que foi projetada para ter capacidade de produção flexível, exigirá investimento de R$ 4 milhões nos próximos três anos na sua ampliação. Assim, atenderemos imediatamente, com rapidez e qualidade, as atuais demandas dos nossos clientes e poderemos acompanhar o crescimento previsto para os próximos anos”, explica Gilmar Lima, diretor-geral da MVC.
Segundo o executivo, por estar preparada para uma futura ampliação, a nova unidade permitirá também trabalhar com processos diferenciados e em sistema de "miniplantas". “Nossa principal diferenciação será a competitividade em função do conceito de centro produtivo, com áreas específicas de qualidade, processo e
logística”, ressalta o Gilmar Lima.
Localizada no bairro de Cristo Redentor, a nova fábrica tem 14 mil m² de área construída e capacidade para produzir até 6.000 toneladas/ano entre compósitos reforçados com fibra de vidro e termoplásticos com reforço ou não. “Hoje, produzimos 600 toneladas exclusivamente para a Marcopolo, mas a intenção é, a partir de 2012, fornecer para todos os nossos clientes do Rio Grande do Sul. A expectativa, com o crescimento da produção, será gerar 200 novos postos de trabalho até o final de 2012”, explica Gilmar Lima.
Na nova planta, a MVC produzirá componentes de plástico de engenharia para o mercado de ônibus, implementos rodoviários e indústria leve. Fabricadas pelos processos de RTM, Infusão e Vacuum Forming, as peças apresentam características que proporcionam maior flexibilidade, menor tempo de desenvolvimento e redução de custos. Outra importante vantagem é garantir a preservação ambiental, com a eliminação do uso de solventes e de outros elementos que agridem a natureza.
“Nesta nova planta terá uma linha de produtos feitos pelo processo Vacuum Forming com chapas fabricadas com blendas de polímeros especiais que permite que os produtos saiam na cor final do veículo. Tudo isso representa maior agilidade, beleza e redução de custos”, completa.
A MVC é reconhecida internacionalmente como empresa inovadora e de grande capacidade de aplicação de avançados processos e materiais no segmento de plásticos de engenharia. Desenvolve produtos com soluções completas e personalizadas para os mercados automotivo/transporte, indústria leve, energia eólica e de construção civil. Possui operações em São José dos Pinhais (PR), Caxias do Sul (RS), Catalão (GO) e Sete Lagoas (MG).
|