Atualmente as empresas buscam formas de melhorar sua relação com o meio ambiente, adotando atitudes que diminuam efeitos danosos sobre ele.
A opção pelo uso de pinturas eletrostáticas, em pó ou liquidas, é um dos caminhos a serem seguidos pelas empresas, pois é classificado como ecologicamente correto, pois diminui a quantidade de tinta no meio ambiente, atende às exigências técnicas e apresenta vantagens econômicas.
Atenta às necessidades do mercado a Morquímica investiu no desenvolvimento de um sistema condutivo que pudesse receber carga elétrica, permitindo que a tinta se fixe na peça de composites. A seriedade e capacidade técnica da empresa fizeram da Morquímica a pioneira no desenvolvimento de um gelcoat eletrostático que permite esta condição.
O novo gel tem base de resina poliéster e permite receber um potencial elétrico positivo que, devidamente aterrado, cria uma atração das partículas de tinta no objeto a ser pintado. O novo produto permitirá que as empresas utilizem a pintura eletrostática não só em peças metálicas, mas também nas peças de composites.
As grandes vantagens de se ter um gelcoat eletrostático para a aplicação de acabamento em tinta líquida são:
- uniformidade de camada
- baixo índice de rebote (volta de partículas de tinta que causam o desperdício)
- rápida cobertura de áreas
- melhora na deposição do produto
- redução de névoa de partículas
- e economia de tinta (aproximado 25 %).
- melhoria no ambiente de trabalho.
Fonte: Morquímica |