Dois produtos da indústria automotiva foram os vencedores do Bioplastics Award 2012, a sétima edição da premiação realizada pela revista European Plastics News. Um dos vencedores foi a empresa Takata AG e outro vencedor foi o IfBB – Instituto para Bioplásticos e Biocomposites. A premiação aconteceu em novembro, em Berlim, Alemanha, durante a European Bioplastics Conference. Esta premiação reconhece a inovação, o sucesso e os avanços de empresas e instituições no campo dos materiais bioplásticos. Cinco júris do mundo acadêmico, imprensa e associações industriais da América, Europa e Ásia escolheram os vencedores. Com a necessidade de redução de peso e a meta de redução do consumo de energia fóssil e aquecimento global, estes projetos são bons exemplos para liderar esta caminhada. Os dois projetos vencedores mostram a versatilidade dos bioplásticos, com ou sem reforço de fibra natural, podem oferecer hoje e no futuro.
Takata AG: direção e airbag
Os componentes utilizados neste projeto foram testados de acordo com as especificações da indústria automotiva para se verificar os limites do material em direções e airbags. Alguns dos componentes já foram aprovados de acordo com as especificações, outras aprovações ainda estão em andamento. Para certas aplicações as especificações da indústria automotiva tem que ser modificada, sem sacrificar a segurança. Mas as exigências óticas e táteis das peças em plástico e espuma ao redor da direção poderiam ser, por exemplo, um pouco adaptadas a fim de alinhar as propriedades dos biomateriais às especificações da peça.
IFBB: porta traseira de carro de corrida
A porta traseira de bioplástico do carro de corrida 'Bioconcept', do time de corrida Four Motors, é parte de um projeto (apoiado by BMELV/FNR) para converter o máximo de peças automotivas em partes de biomaterial. A pesquisa está focada no desenvolvimento de peças sustentáveis para a indústria automotiva. A porta traseira está sendo produzida com fibras flax e resina epóxi de fontes renováveis. A quantidade de conteúdo renovável da resina está atualmente entre 30 e 35% (junto com as fibras, este índice vai para 65%).